Conecte-se à ABPM:

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Torta de maçã com nozes

Que tal uma sobremesa especial: uma torta de maçã, daquelas de antigamente. Mas eu coloquei nozes na massa e para enfeitar. Acho que combinam muito com essa fruta. Geladinha, a torta fecha perfeitamente uma bela refeição.
 
 
Ingredientes massa: 1 xícara de farinha de trigo; 1/2 xícara de farinha de nozes (bata-as no processador até virarem uma farinha); 1 colher (sopa) de açúcar); 1 colher (café) de sal; 120g de manteiga em temperatura ambiente e 1 gema peneirada. Para o creme: 1 lata de leite condensado; 3 gemas peneiradas; 2 latas de leite (use a lata de leite condensado como medida) e 3 colheres (sopa) de amido de milho. Para o doce de maçã: 1/3 de xícara de açúcar; 1/2 xícara de água fervente e 5 maçãs bem lavadas, descascadas e fatiadas. Para o gel: o suco que formou do doce de maçã e 1 colher (sopa) de amido de milho. Para enfeitar: nozes picadas.
 
Preparo: preaqueça o forno a 180ºC. Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo, a farinha de nozes e o sal. Em seguida, adicione a manteiga e a gema de ovo e amasse bem com as mãos até obter uma massa lisa e homogênea. Polvilhe um pouco de farinha sobre uma superfície lisa e enfarinhada. Transfira a massa para lá e abra-a com um rolo de massas (cerca de 1 cm de espessura). Em seguida, leve a massa para uma forma redonda de fundo removível com 25 cm de diâmetro, forrando todo
o fundo e 2/3 da lateral. Leve-a ao forno por 20 minutos até que esteja dourada e crocante. Creme: em uma panela, misture bem todos os ingredientes com a ajuda de um batedor. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, para engrossar sem empelotar. Deixe em ponto de mingau bem espesso. Retire do fogo e reserve. Doce: em uma frigideira de fundo grosso, adicione o açúcar misturado à água. Quando o açúcar dissolver completamente, coloque as fatias de maçã. Deixe em fogo baixo por cerca de 2 minutos.Tire as maçãs. No líquido restante, misture o amido de milho e leve ao fogo baixo até engrossar como um gel. Reserve.
 
Montagem: coloque o creme sobre a massa assada. Disponha as maçãs, arrumando-as enfileiradas até cobrir todo o creme. Coloque o gel do suco sobre as maçãs e enfeite com as nozes. Leve para gelar e sirva bem geladinha.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário