Conecte-se à ABPM:

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Diferente! Cheesecake de maçã


Ninguém esperava que um cheesecake resultasse tão bem com maçã.. deixe-se surpreender por esta sobremesa tentadora.

12 porções 
Tempo de preparação: 2 h 
Grau de dificuldade: Fácil 
Frigorifico: 3 dias 
Congelar: 15 dias 

Ingredientes: 

800 g de maçã 
220 g de açúcar amarelo 
2 cálices de vinho do Porto 
1 limão pequeno (sumo) 
20 g de farinha 
1 ovo 
1 gema 
250 ml de leite 
2 c. (de café) de canela em pó 
6 folhas de gelatina incolor 
200 g de queijo ricota 
220 de bolachas de canela 
100 g de manteiga à temperatura ambiente 
1 clara 
manteiga e maçã caramelizada q.b. 

Preparação: 

1- Comece por descascar as maçãs e corte-as em gomos para um tacho. Junte-lhes 140 g do açúcar amarelo, o vinho do Porto e o sumo de limão; leve a lume brando, até a maçã cozer. Retire e reserve. 
2 - Junte o resto do açúcar amarelo com a farinha, o ovo, a gema e o leite. Leve a lume brando, mexendo sempre até engrossar. Desligue o lume, adicione a canela em pó, mexa e deixe arrefecer um pouco. 
3 - Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria por cinco minutos. Decorrido o tempo, escorra-as bem e junte-as com o creme de canela, ainda quente. Envolva até se dissolverem e deixe arrefecer por completo. 
4- Quando o creme de canela se encontrar já frio, adicione-lhe o queijo ricota e mexa bem. De seguida, envolva, delicadamente, este creme nas maçãs cozidas. Reserve. 
5- Unte uma forma retangular com manteiga e forre-a com papel vegetal. Prepare a base de bolacha: Esmague grosseiramente as bolachas e junte-lhes a manteiga. Amasse bem e junte a clara. Transfira para o fundo da forma e preencha-o por completo. Disponha o preparado de maçã por cima e leve ao congelador até ficar bem firme. Desenforme e sirva o cheesecake decorado com maçã caramelizada. 

NO TA: Prepare a decoração de maçã quando o cheesecake já se encontrar sólido. 

MAÇÃ CARAMELIZADA: 

Coloque 80 g de açúcar e uns pingos de água numa frigideira e deixe ferver até começar a ficar caramelo. Junte depois 1 maçã pequena, cortada em quatro partes, e deixe cozinhar, virando de vez em quando. Retire as maçãs para arrefecerem e junte ao molho 4 colheres, de sopa, de natas. Mexa bem e retire do lume. Deixe arrefecer e verta sobre o cheesecake. Por fim, decore com as maçãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário