Conecte-se à ABPM:

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Chef JPB ensina a preparar receita inglesa de torta de maçã

Publicado por Jornal da Paraíba em 24/09/2016

O Chef JPB deste sábado (24), exibido no JPB 1ª Edição, mostrou como preparar uma torta de maçã. A receita, de origem inglesa, foi feita pela cozinheira Caroline Panarotte. Anote os ingredientes que você vai precisar para fazer essa sobremesa.

 Chef JPB ensina a preparar receita inglesa de torta de maçã (Foto: Reprodução/ TV Cabo Branco)
Foto: TV Cabo Branco

Torta de maçã
Massa
180 g de farinha de trigo peneirada
100 g de açúcar refinado peneirado
100 g de manteiga sem sal e gelada (cortada de cubos)
1 ovo pequeno
uma pitada de sal

Recheio
100 g de manteiga
10 maçãs com casca picadas em cubos grandes
100 g de açúcar mascavo (ou o que você costuma usar)
1 colher (chá) de canela em pó
suco de um limão
Farofa (cobertura)
150 g de farinha de trigo peneirada
80 g de manteiga gelada
80 g de açúcar demerara
80 g de castanha do Pará picada (ou qualquer outra castanha)
uma pitada de sal

Modo de preparar:
Comece pela massa. Coloque os ingredientes secos e a manteiga no processador (ou amasse com as mãos mesmo). Bata um pouco, acrescente o ovo e volte a bater. Finalize a sova da massa com as mãos, mas atenção, não sove demais por causa da manteiga, é bem rápido. Envolva a massa no papel filme e leve à geladeira por 30 minutos. Já gelada, forre uma forma de fundo removível com a massa. Estique bem.

Com um garfo, fure toda massa e para que não forme bolhas, coloque papel manteiga por cima e, em seguida arroz cru. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus, depois a 170 graus por cerca de 15 minutos. Massa pronta, hora de preparar o recheio. Em panela, coloque a manteiga, as maçãs cortadas, o açúcar e a canela. Deixe cozinhar por cerca de quatro minutos.

Caroline Panarotte prefere fazer em duas etapas para cozinhar melhor as maçãs, mas se você tiver uma panela grande, pode fazer de uma vez só. Depois de pronto, coloque o suco de limão e deixe em uma peneira, para tirar o excesso de calda. Agora prepare a farofa. Em uma vasilha, e com as mãos, misture todos os ingredientes. Agora monte a torta.

Na massa já assada, coloque as maçãs cozidas e, por cima, a farofa. Leve ao forno pré-aquecido e deixe por mais 15 minutos. Torta pronta, sirva quente com sorvete de creme e com a calda retirada das maçãs na peneira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário