Conecte-se à ABPM:

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Receita de Protugal: Boleima de maçã

Especialidade da pastelaria portuguesa numa versão muito leve e deliciosa com maçã. Não deixe de experimentar!

Boleima de maçã

Ingredientes:
200 ml de água fria
25 g de fermento biológico (fermento de padeiro)
500 g de farinha em fermento tipo 65
1 c. (de sopa) de azeite
1 ovo
1 c. (de sopa) de açúcar amarelo
6 maçãs reineta
Sal, açúcar e canela em pó q.b.

Preparação:
1 - Aqueça ligeiramente a água e dissolva nela, o fermento. Acrescente 200 g da farinha e amasse até ficar bem misturada. Tape com um pano e coloque dentro do forno até dobrar de volume. Quando a massa tiver levedado, misture o azeite, o ovo, o açúcar amarelo e a farinha restante. Amasse bem, até que os ingredientes fiquem bem misturados. Tape a massa com um pano úmido e deixe que dobre o volume, de novo.
2 - Polvilhe a bancada com farinha e estenda a massa, até obter uma espessura de cinco milímetros, com a ajuda de um rolo de cozinha, também enfarinhado. Com o auxílio de um cortador redondo, corte círculos de massa. Descaroce as maçãs, descasque-as e corte-as em rodelas.
3 - Num prato fundo, misture açúcar com canela. Sobre o tabuleiro de pasteleiro, forme camadas alternadas de círculos de massa e rodelas de maçã passadas pela mistura de açúcar e canela.
4 - Coloque dentro do forno e deixe levedar de novo, até que dobrem o volume. Assim que as boleimas tiverem crescido, programe o forno para 180º C e deixe assar por 25 minutos. Sirva as boleimas frias e decoradas com fruta e geleia de morangos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário