Conecte-se à ABPM:

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Receita de torta de Rosas de Maçã é perfeita para o Dia das Mães

Uma sobremesa inspirada em flores não teria como não combinar com o Dia das Mães. Na data em que elas são comumente presenteadas com buquês ou arranjos, que tal preparar uma torta de Rosas de Maçã? Confira a receita:


Ingredientes:
Massa
¾ xícara (chá) de manteiga (135g)
Meia xícara (chá) de açúcar refinado (80g)
1 gema (20 g)
1 colher (chá) de essência de baunilha (5 ml)
Meia xícara de farinha de amêndoas (45 g)
1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo (165g)

Recheio
2 xícaras (chá) de leite  (400ml)
Meia xícara (chá) de açúcar demerara (90 g)
3 gema (60g)
4 colheres (sopa) de amido de milho (32 g)
1 colher (chá) de essência de baunilha (5ml)

Calda
5 xícaras (chá) de água (1 litro)
2 xícaras (chá) de açúcar refinado (320g)
2 colheres (sopa) de suco de limão (30 ml)
5 maçãs grandes com casca cortada em fatias finas

Modo De Preparo:

Massa
Em uma tigela média, coloque todos os ingredientes e amasse delicadamente com a ponta dos dedos até que a massa fique homogênea. Modele no formato de uma bola, embale em filme plástico e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.

Recheio
Em uma panela média, coloque o leite com o açúcar demerara e leve ao fogo até ferver.  Em outras tigela, misture as gemas com o amido. Adicione o leite aos poucos, mexendo sempre, para não empelotar.Coloque a mistura na panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo, adicione a baunilha e reserve.

Calda
Em uma panela média, coloque a água, o açúcar refinado e o suco de limão.  Leve ao fogo até formar uma calda em ponto de fio fino. Adicione as maçãs aos poucos e deixe cozinhar até a calda ferver novamente e as maçãs ficarem levemente amolecidas. Retire as maçãs e reserve separadamente da calda.

Montagem
Preaqueça o forno em temperatura média (180°C). Abra a massa com um rolo até obter a espessura de 0,5 cm. Coloque sobre uma fôrma desmontável média (25 cm de diâmetro) e forre o fundo e a lateral, pressionando com os dedos. Faça furos na massa com um garfo e leve ao forno por 20 minutos ou até dourar levemente. Retire do forno e reserve até esfriar.Cubra massa fria com o recheio e enrole as fatias de maça formando rosas e distribua sobre o recheio, deixando a casca da maçã para cima. Espalhe sobre as maçãs a calda reservada. Leve à geladeira por 2 horas ou até o momento de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário