Conecte-se à ABPM:

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Strudel de maçã: aprenda receita simples perfeita para o friozinho

Doce austríaco é servido na gelateria Crema e Cioccolato


O strudel é tão tradicional que a receita mais antiga desta sobremesa vem do século XII e está preservada na Biblioteca de Viena, na Áustria. Na versão original, as maçãs ficam dez horas temperadas no rum, passas, pinoli, canela e casca de limão ralada. Mas para saborear a sobremesa hoje não é preciso esperar tanto tempo: o mestre gelatier Paolo Calanchini, da Crema e Cioccolato, revela uma receita sem mistério do doce, perfeito para acompanhar um café no friozinho que tomou conta de várias regiões do país. 

Ingredientes para a massa:

400 gramas de farinha; 
100 gramas de manteiga; 
1 ovo; 
4 colheres de água morna; 
1 pitada de sal; 

Ingredientes para o recheio:
1 kg de maçãs; 
150 gramas de uva passa; 
100 gramas de pinolis ou castanha de caju;
Suco de um limão; 
1 ou 2 colheres de açúcar; 
Canela a gosto; 
1 colher de farinha de rosca; 
2 colheres de sopa de rum; 
1 gema; 
Açúcar de confeiteiro. 

Modo de fazer:

Misture a farinha com a manteiga amolecida, o ovo e quatro colheres de água morna. Trabalhe a massa muito bem, batendo várias vezes para que ela fique elástica. Quando estiver bem lisa, forme uma bola e deixe repousar por uma hora. 

Descasque as maçãs, corte em fatias finas, coloque-as em um recipiente e misture com a uva passa, os pinolis, o suco de limão, a canela, o açúcar e o rum. Reserve por meia hora. Depois, coloque tudo em uma peneira e deixe soltar todo o líquido. Abra a massa com o rolo até que fique fina. Com as mãos enfarinhadas, abra um pouco mais a massa, com cuidado para que ela não fique com buracos. Espalhe a farinha de rosca sobre a massa e depois o recheio de maçãs. 

Enrole o strudel, fechando as extremidades muito bem. Pincele com a gema de ovo e coloque-o em forma untada ou forrada com papel de forno. Leve ao forno por meia hora em temperatura de 160/180ºC. Antes de servir, cubra com açúcar de confeiteiro.

stest

Nenhum comentário:

Postar um comentário