Conecte-se à ABPM:

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Priscilla Falçarella - @CozinhaParaMortais em Receitas do Clube da Maçã Brasilera: Bisteca ao molho de maçã com cerveja

Ação Clube da Maçã Brasileira e ProntoCheff

Bisteca ao molho de maçã com cerveja 
Por Priscilla Falçarella do @cozinhaparamortais

"Pra fechar o domingo de forma especial e super saborosa, uma jantinha com muito amor: tem uma linda BISTECA SUÍNA AO MOLHO DE MAÇÃ E CERVEJA na mesa, gente ❤😉🤗 Quem quiser, a receita já tá no blog (o link tá na descrição do nosso perfil)!" ⠀


"Testamos essa receita a convite do maravilhoso @abpmclubedamaca e posso dizer que a mistura conquistou a gente, viu? 😍 Apesar de amar maçã, não tinha muito hábito de usá-la em pratos salgados... Mudança de pensamento já por aqui, porque ficou incrível ❤🎉 "
Ingredientes:
500 g de bistecas suínas
01 maçã (preferencialmente Gala ou Fuji)
20 g de manteiga
01 cebola
250 ml de cerveja
01 colher (sopa) de óleo vegetal
Sal a gosto
Pimenta a gosto

Para acompanhar, sugerimos um purê de batatas como na foto
500 g de batatas
100 ml de leite
Sal a gosto
Pimenta a gosto

Preparo:
1 Colocar água em uma panela funda para ferver [é preciso que a quantidade de água seja suficiente para cobrir as batatas].
2 Lavar e cortar as batatas com casca em cubos. Descascar a cebola, cortar ao meio e fatiar com a grossura que preferir. Cortar a maçã em 04 partes, tirar as sementes e a casca e cortar cada pedaço em 04 partes [serão 16 no total].
3 Transferir os cubos de batata para a panela com água fervendo e adicionar um pouquinho de sal. Deixar cozinhar por +/- 20 min ou até que a batata esteja macia [testar com um garfo].
4 Em paralelo, temperar as bistecas com sal e pimenta dos dois lados.
5 Aquecer uma frigideira grande ou wok e adicione o óleo.
6 Fritar as bistecas por +/- 2 min de cada lado em fogo médio-alto, até que comecem a dourar.
7 Transferir as bistecas para um prato e reservar para daqui a pouco.
8 Na mesma frigideira em que a bisteca foi frita [sem lavar por favor ], adicionar a manteiga e deixar derreter. Em seguida, adicionar as fatias de cebola e mexer em fogo alto por +/- 1 min.
9 Adicionar os pedaços de maçã à frigideira, misturar tudo e deixar por +/- 2 min tampado ainda em fogo alto [pode mexer ocasionalmente].
10 Adicionar a cerveja à frigideira quente e deixar evaporar o álcool por aproximadamente 1 min.
11 Transferir as bistecas de volta para a frigideira junto aos demais ingredientes. Tampar a panela e deixar por +/- 12 a 15 min em fogo médio-alto [não precisa mexer]. Essa parte tá pronta!
12 Assim que as batatas cozinharem, escorrer a água e amassar as batatas com um garfo na mesma panela. Adicionar o leite aos poucos e misturar bem [a ideia é dosar o leite para dar a consistência que te agradar mais – quanto mais leite, mais “cremoso” e menos consistente]. Não esquecer de colocar sal e pimenta e mexer bem tudo para obter um purê uniforme
PRONTINHOOOO! Agora é só servir a bisteca com o “molho” de maçã com cerveja acompanhada de um maravilhoso purezinho de batatas.

Essa receita foi um convite do Clube da Maçã Brasileira (vinculado à Associação Brasileira de Produtores de Maçã). 
Apesar de adorar maçã, não tinha muito o hábito de fazer pratos salgados com ela, então, a experiência proporcionada pelo convite foi muitíssimo inspiradora, porque gostamos muito do resultado e tentaremos fazer outras composições com certeza 

Nenhum comentário:

Postar um comentário